ESCULTE DOBRADO BATISTA DE MELO

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Orquestra Popular da Bomba do Hemeterio

        Formada em 2002, a Orquestra popular da Bomba do Hemetério (OPBH) é a realização de um sonho do trompetista, compositor e arranjador Maestro forró, em reunir músicos da vizinhança para estudar a linguagem musical acadêmica, conhecer e valorizar a riqueza cultural da Bomba do Hemetério (bairro do Recife) e misturar tudo isso em forma de som. Focado na pesquisa, manutenção, releitura e interação; entre vários ritmos e expressões musicais de Pernambuco, do Brasil e do mundo. A perseverança do trabalho do Maestro Forró e dos integrantes da Orquestra mudou pra melhor a visão da cidade sobre o bairro, ajudou a elevar a auto-estima coletiva dos seus moradores, que hoje se reconhecem no sucesso da orquestra e se orgulham de fazer parte dessa história. A OPBH é um dos mais respeitados grupos da nova cena musical de Pernambuco.


       Sem a preocupação de rotular a sua música e se enquadrar em qualquer estilo musical, a OPBH vem conquistando cada vez mais elogios do grande público e da crítica especializada; por apresentar arranjos fora dos padrões das orquestras tradicionais, unindo características eruditas e populares. Outro diferencial nos shows é que, além da qualidade técnico-musical da Orquestra, o Maestro dialoga de forma contagiante com os músicos e provoca uma profunda interação com a platéia. A OPBH toca, canta, dança e “faz teatro” em comunicação direta com o público, que corresponde e participa dos shows. O repertório da Orquestra reúne frevo, samba, maracatu, Cabloquinho, coco, baião, blues e tantos outros ritmos, formando um grande mosaico multicultural.
       No palco ou em apresentações de rua, o Maestro forró é um espetáculo à parte. Além de reger de uma maneira bem particular e nada convencional entre os maestros. Ele canta, toca e usa figurino personalizado, geralmente composto por bermuda, camisa de manga comprida, gravata, grandes óculos e sandálias. Desmistifica e desburocratiza a figura do regente. O estilo performático criado pelo jovem Maestro Forro marca com originalidade as apresentações da OPBH.


Postado por Sandro Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário