ESCULTE DOBRADO BATISTA DE MELO

sábado, 11 de junho de 2011

Promotor determina horários para banda ensaiar

A banda de música se calou em Croatá. Promotor de Justiça proibiu o barulho em horários não determinados por conta de reclamação de moradores. ONG que realiza trabalho com crianças decidiu suspender ensaios


Banda só pode tocar em dois horários durante o dia (SILVÉRIO OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO)
Banda só pode tocar em dois horários durante o dia 


 
Desde domingo não se ouve em Croatá, na Serra da Ibiapaba, a melodia da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, formada por 40 crianças e adolescentes. Por conta de reclamação de vizinhos da Associação Arte em Pauta, o promotor de Justiça da cidade, Ivan Ribeiro Leitão, proibiu os ensaios fora de horários determinados. Com a proibição, a direção da ONG suspendeu os ensaios.

A discórdia começou em maio deste ano, quando o presidente da associação, Hélio Júnior, foi chamado à Promotoria. As queixas eram os ensaios ininterruptos da orquestra e que, a partir daquela data, deveriam ocorrer apenas em horários determinados.

Hélio conta que os ensaios passaram a ser realizados entre 12h e 12h40min e das 17h30min às 18h, em outro local. Segundo ele, ensaios com alunos iniciantes continuaram ocorrendo de manhã e à tarde. “O promotor pediu que a gente fizesse uma reforma ou procurasse um local adequado. Por ser um município pequeno, não há local com revestimento acústico”, argumenta Hélio.

No último domingo, a Polícia foi chamada para cumprir o que foi acordado com o Ministério Público. “A Polícia Militar chegou e pediu para parar o ensaio. O policial até pediu desculpas e disse que queria trazer o filho dele para o projeto”, conta a estudante Jéssica Monteiro, 16, clarinetista da Orquestra.

Hélio explica que os ensaios foram suspensos porque, por conta da reincidência em não seguir o acordo, os instrumentos poderiam ser apreendidos e ele responderia criminalmente pelo caso.

O presidente da associação admite que “realmente incomoda o volume dos instrumentos”, mas que deveria ser levado em conta o cunho social do projeto. “A gente quer que as empresas se sensibilizem e que o governo do Estado dê viabilidade de local adequado”, emenda.

Excesso

O POVO tentou contato com o promotor Ivan Ribeiro, mas ele não estava na promotoria na tarde de ontem. No órgão, também não foi informado o número do celular do promotor.

A assistente administrativa do órgão, Idaiana Ribeiro, ressalta que não houve proibição dos ensaios. “Foi proibido de tocar em horários não determinados. Lá (na sede da ONG) tem idosos, escolas e hospital perto. Eles fazem um trabalho bonito, mas estavam se excedendo”, opina Idaiana.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Os ensaios da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, em Croatá, estão suspensos desde que o promotor da cidade proibiu o barulho em horários não determinados. O grupo é formado por 40 crianças e adolescentes.

SAIBA MAIS

Além das atividades de música, a Associação Arte em Pauta realiza atividades de incentivo à leitura e informática.

No total, 200 crianças e adolescentes de Croatá integram as atividades da ONG, de acordo com Hélio Júnior. Desse total, 40 são da Orquestra. Também há grupos de ensaios para iniciantes

A Orquestra Sinfônica Estrelas da Serra já fez turnê pela Serra da Ibiapaba, Sobral e Teresina. Tocou também na recepção do ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo Hélio, as atividades não recebem apoio nem da prefeitura nem do Governo do Estado. Apenas uma empresa de ônibus patrocina as viagens da criançada.

Depois da primeira notificação dando conta do incômodo dos vizinhos com o barulho, os ensaios foram transferidos para outro local. “O pessoal do outro lugar também veio reclamar”, acrescenta Idaiana Ribeiro, da promotoria da Justiça.

A estudante Jéssica Monteiro, 16, conta que o projeto é uma das poucas opções de atividade no município. “O que incomoda meia hora de ensaio? Meu Deus, o que estamos fazendo de errado?”, questiona ela.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário