ESCULTE DOBRADO BATISTA DE MELO

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Feiras livres serão palco de manifestações culturais

Limoeiro recebeu neste sábado o projeto desenvolvido pela Secult, que valoriza os artistas populares

Divulgação
Descrição da imagem
As linguagens dos artistas populares que atuam nas feiras livres de várias cidades pernambucanas serão reconhecidas e valorizadas através do projeto Cultura nas Feiras Livres. Limoeiro, no Agreste do estado, é uma dessas cidades. Neste sábado, dia 10, o município sediou a fase experimental da ação, desenvolvida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), através da Fundarpe, em parceria com a prefeitura local. O projeto também será repetido no próximo dia 17, no mesmo local, ou seja, o pátio defronte à prefeitura.

Antes de chegar nesta etapa, os técnicos da Fundarpe fizeram uma visita de campo ao espaço que é considerado como uma das mais tradicionais formas de comércio varejista. Eles identificaram as linguagens dos artistas populares que a utilizam para suas apresentações e também verificaram no município, outros talentos artísticos que agora poderão ser vistos apresentando-se na feira.

Até agora foram visitadas as feiras livres de João Alfredo, Gravatá, Carpina e Santa Cruz do Capibaribe. “Com o crescimento econômico do estado, as feiras livres voltaram a ser um grande acontecimento sociocultural e este projeto tenta fazer com que a arte e a cultura estejam mais presentes do que sempre estiveram”, pontua o secretário de Cultura, Fernando Duarte. “Além disso, servirá para conectar o movimento artístico de cada cidade”.

Cinquenta municípios farão parte do levantamento que está sendo feito pelos técnicos da Fundarpe nas quatros macrorregiões do estado – Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Depois de Limoeiro serão visitadas as cidades de Petrolina, Custódia, Garanhuns e Palmares, João Alfredo, entre outras. A proposta para lançamento oficial do projeto, a princípio em sete feiras livres (Gravatá, João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Carpina e Custódia), é a segunda quinzena de janeiro.

O objetivo do Cultura nas Feiras Livres é levar até o cotidiano da população que frequenta as feiras livres, ao longo de 2012, uma multiplicidade de expressões artístico-culturais pelas quais os pernambucanos expressam seus conteúdos identitários, valorizando assim não apenas os artistas populares mas os usos e costumes presentes naqueles locais onde há grande circulação de pessoas nos municípios.

A ação nas feiras livres nos municípios integra um conjunto de 20 metas estratégicas para a cultura de Pernambuco, recentemente pactuadas pelo secretário da pasta, Fernando Duarte, com o governador do estado, Eduardo Campos. Entre outras metas estão a regionalização do Funcultura, a ação cultural voltada para os povos tradicionais e os festivais Pernambuco Nação Cultural.

Fonte: FUNDARPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário