ESCULTE DOBRADO BATISTA DE MELO

terça-feira, 21 de junho de 2011

Zekatraca: Lenha na Fogueira

Dessa vez o destino nos levou dois músicos de uma vez.


 
O Laio super compositor, cujo sepultamento vai acontecer hoje pela manhã no cemitério Jardim da Saudade.

 ********

E o Sabazinho. Sabá era defensor ferrenho do movimento de fanfarras e por muitos anos atuou como julgador do quesito Bateria nos desfiles das escolas de samba.

 ********

Filho do também saudoso músico da Banda de Música da Guarda Territorial o trompetista Nézio, Sabá também atuou na referida Banda de Música, porém já no tempo da Polícia Militar.

 **********

Como instrutor de fanfarras atuou em vários colégios de Porto Velho e no Distrito de Abunã localidade onde até o início da década de 2000, coordenava também os bailes carnavalescos.

 **********

Laio dispensa comentários quando nos referimos a compositores de músicas regionais,

 *********

O CD Amazônia em Canto patrocinado pelo prefeito Guedes teve como maiores destaques, as músicas “Terreiros” e “Aceiro”, ambas de autoria do Laio.

 *********

No tempo que a toada de boi era sucesso nacional, Laio criou a banda Encanto Moreno e saiu divulgando o ritmo da toada pelos quatro cantos do nosso estado

 *********

Começou cantando toada no boi bumbá Rei do Campo do seu Chagas cujo curral era na rua São Paulo no bairro Tucumanzal.


 *********

Em 1995 quando o Aluizio Guedes criou o boi bumbá Diamante Negro Laio se mudou de mala e cuia para o curral do Diamante que a época, ficava nas proximidades do Conjunto Cohab Floresta.


 *********

Com a Banda Encanto Moreno Laio abrilhantou a festa de aniversário do Diário da Amazônia em 1998.

*********

Como cantor e compositor foi um dos criadores do Grupo de Seresta Os Anjos da Madrugada onde por muito tempo foi o principal crooner.

 *********

Como técnico em gravação musical, até antes de seguir para São Paulo convalescendo do mal que tirou sua vida, Laio era o responsável pelas produções musicais do Estúdio Som da Terra que é de propriedade do seu irmão Sergio.

  *********

Nos últimos anos Laio vinha se dedicando aos movimentos da igreja católica em especial, da paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

 *********

O corpo do Laio chegou ontem 20, de São Paulo, foi levada a igreja Nossa Senhora de Fátima onde foi rezada missa de corpo presente e depois seguiu para a capela do cemitério Jardim da Saudade onde será sepultado na manhã desta terça feira.

*********

Às famílias do Laio e do Sabá as condolências da família Diário da Amazônia.

 *********

Bom! Hoje o governo do estado através da Secel, promove a abertura oficial da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer no Arraial Flor do Maracujá.

 *********

A festa de abertura do maior evento folclórico de Rondônia vai acontecer a partir das 19h00 no pátio do prédio do relógio sede da Secel com entrada franca, pela avenida Farquar.

**********

Se você comparecer vai apreciar apresentações dos levantadores de toada dos bois Marronzinho, Tira Teima, Corre Campo, Az de Ouro e Diamante Negro.

 **********

Vai apreciar também apresentações dos principais personagens do grupos de quadrilhas que estarão se apresentando no Flor do Maracujá deste ano.


**********

Apesar de até agora o governo não ter feito o repasse financeiros aos grupos folclóricos, a turma de folcloristas promete uma grande festa para a noite de hoje.

 *********

Vai lá folclorista leitor desta coluna!





 Autor:  zekatraca

Nenhum comentário:

Postar um comentário